A água é tudo na nossa vida! É ela que distribui o oxigênio e os nutrientes no sangue, mucosas, cabelos, pele e no couro cabeludo. E quando a gente precisa de mais água, o nosso corpo avisa. Você sabia que a gente sobrevive mais tempo sem comida do que sem água? Numa das edições do programa “Bem Estar”, da TV Globo, falou sobre isso e também sobre a desidratação. Participaram do programa duas consultoras: a pediatra Ana Escobar e a dermatologista Márcia Purceli.

A água participa de todos os processos corpóreos, todos os sistemas precisam de água para funcionar e por isso é tão importante. A água leva a nutrição para todas as células; regula a temperatura do corpo e filtra as impurezas.

Quando falamos na ingestão de líquido, tanto faz se for suco, água, chá. Todos terão uma porção de água. Porém, beber água sem nada (nem gás) é permitir maior poder de solução e de dissolução.

Um adulto não deve ficar mais de 12 horas sem ingerir líquidos, explica a doutora Ana. Para um bebê, esse período diminui para seis horas. Nas crianças, os sinais de desidratação são: olhos fundos, falta de lágrima, boca seca e falta de xixi. Nos adultos: falta de saliva, dor de cabeça, coração acelerado, sonolência, tontura, cansaço.

Para acessar os vídeos que acompanham a matéria: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/agua-leva-nutricao-para-celulas-regula-temperatura-e-filtra-impurezas.html

Fonte: G1 via Bem Estar

Open chat
Olá, Podemos ajudar! Fale com um consultor!