A preocupação com o abastecimento, crises hídricas e principalmente o uso responsável do recurso água já é pauta há muitos anos no Brasil, principalmente em regiões que sofrem de escassez.

As indústrias estão em uma das pontas de consumo, e muito além da questão de saúde e ambiental, a economia de recursos pode fazer toda a diferença em investimentos futuros. Por isso, veja algumas dicas e possibilidades de economia de água em pequenas, médias e grandes indústrias.

– Mapeamento do Uso da água

Esse é o primeiro passo na busca da otimização desse recurso. Setorizar o consumo da água e saber qual a quantidade exata é utilizada em cada setor é fundamental para aplicar ações de economia. Muitas vezes, algumas soluções simples trazem grande economia, como adoção de práticas pelos funcionários, instalação de redutores e arejadores em torneiras, etc.

 

– Identificar vazamentos

Vazamentos de água são lentos drenos de dinheiro. Um furo do tamanho da cabeça um alfinete pode desperdiçar milhões de litros de água até ser encontrado. Uma vistoria geral das tubulações e manutenção adequada de equipamentos inibe o gasto desnecessário.

 

– Reúso da Água de Chuva

É uma oportunidade de captar água sem precisar acessar o sistema municipal ou mananciais. A água de chuva captada em cisternas pode ser filtrada e utilizada em processos como lavagem de carros, rega de jardins, lavagem de pisos e pátios, em banheiros e muitos outras aplicações a depender da empresa.

Esse sistema poupa recursos, economiza nas contas mensais e é segura para todos os usos que não sejam de consumo e higiene. Existem sistemas de Reúso de água de Chuva para grandes volumes e também estações compactas, ideais para casas, chácaras e fins comerciais.

Para se ter uma ideia, uma mangueira aberta gasta mil litros em uma hora de atividade, como por exemplo, lavagem de veículos e pátios. Basta fazer as contas e pensar na economia em grande escala.

Peça um projeto personalizado e comece a economizar.

– Tratamento de Efluentes

O tratamento dos efluentes da empresa, após tratamento, podem ser reutilizados como insumo. Dependendo do resíduo, até mesmo reintroduzido no processo de produção.

As características químicas e físicas do efluente variam conforme a indústria e matéria-prima, por isso é preciso estudar cada caso separadamente.

É possível ainda, conforme esse estudo, direcionar essa água para reúso em tarefas cotidianas, como lavagem de carros, ônibus, pátios, máquinas, etc.

Em pouco tempo o investimento se paga e a empresa desfruta de grande economia, além de contribuir para o meio ambiente e estar em conformidade com a legislação ambiental.

Essas medidas protegem o ecossistema e geram economia.

A Fusati é uma empresa de sólida reputação, tradicional e há mais de 30 anos dedica-se a melhora da qualidade da água. É referência no mercado e oferece soluções personalizadas industriais e comerciais com o melhor custo-benefício do mercado. Entre em contato pelo e-mail [email protected], pelo Whats App (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666 para auxiliarmos você em seu projeto.

 

Open chat
Olá, Podemos ajudar! Fale com um consultor!