Água Dura. Tratamento e Correção da Dureza da Água

Água Dura. Tratamento e Correção da Dureza da Água

O Que É Água Dura ou Dureza da Água?

é chamada assim porque não forma bolhas de sabão, dificultando processos de limpeza. Comum em poços artesianos, a água dura ocorre quando alguns íons minerais da água reagem com os sabões formando precipitados e não se forma espuma. Essa característica não altera a viscosidade ou aparência da água, mas a torna inviável para alguns processos.

Quando a água apresentar teores desses cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada. Mais informações sobre a potabilidade da Água na portaria Min. da Saúde N.º 2.914 de 14 de dezembro de 2011.

A água dura dificulta a ação dos sabões na remoção da sujeira e da gordura. Os sabões são sais de ácidos graxos com uma longa cadeia apolar (hidrofóbica) formada por átomos de carbono e hidrogênio e uma extremidade hidrofílica.

O sabão é chamado de tensoativo aniônico, porque ele dissolve-se na água produzindo ânions e cátions. Seus ânions são os responsáveis por diminuir a tensão superficial da água e permitir a limpeza.

No entanto, os cátions de cálcio, magnésio e ferro II não são solúveis em água e reagem com os ânions do sabão formando compostos insolúveis.

Dessa forma, a composição da Água Dura anula a ação do sabão dificultam a limpeza e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.).

A água dura não pode ser usada na indústria, pois pode haver o risco de acidentes como a explosão de caldeiras, também não é boa para cozinhar vegetais, pois eles endurecem em vez de ficarem mais moles.

A água dura é causada pelo excesso de cálcio e magnésio. Muitas vezes outros elementos como ferro, zinco, estrôncio ou alumínio também estão presentes. O processo de reversão da água dura é chamado abrandamento.

Como Tratar e/ou Corrigir a Dureza da Água

O processo de abrandamento ocorre através de troca iônica, eliminando as prejudiciais incrustações provocadas por depósito de ferro, cálcio e magnésio na tubulação e em equipamentos.

Os abrandadores são desenvolvidos para serem utilizados em vários tipos de indústrias. Entre elas, pode- se citar as indústrias químicas, têxteis, alimentícias, de bebidas, etc. São indicados ainda para a utilização em caldeiras, geradores de vapor, circuitos de refrigeração e outras finalidades.

Atualmente o principal uso da água abrandada é para geração de vapor nas caldeiras de baixa pressão de até 20 Kg/cm2, onde se recomenda utilizar a água de alimentação com teores de dureza menores do que 5 mg/l.

No processo de abrandamento de água não há uma redução do teor de eletrólito presente na água. O que existe é a substituição de cátions com características incrustantes por outros de características não incrustantes.

O Filtro para Poço artesiano FUSATI é dimensionado de acordo com a necessidade de cada cliente, a partir de uma análise físico-química e bacteriológica da água.

Outros Serviços FUSATI:

Filtro para Poço Artesiano

Os filtros para poços FUSATI são responsáveis por retirar as impurezas sólidas, e reduzir a turbidez, cor e pela redução de ferro e manganês.

Não haverá custos altos com manutenção como substituição de cartuchos e refil, já que os Filtros de Água FUSATI são retrolaváveis.

Filtro de Água para Condomínio

A FUSATI disponibiliza uma solução ao alcance do mercado, ideal para condomínios horizontais e verticais, que tem alta demanda de água. Seja qual for a forma de abastecimento e captação, é prioridade manter a qualidade da água e para isso o filtro é essencial.

Água dura é chamada assim porque não forma bolhas de sabão, dificultando processos de limpeza. Comum em poços artesianos, a água dura ocorre quando alguns íons minerais da água reagem com os sabões formando precipitados e não se forma espuma. Essa característica não altera a viscosidade ou aparência da água, mas a torna inviável para alguns processos.
A FUSATI instalou um filtro de alta vazão modelo Báltico em um condomínio de Goiânia, e a partir de então, a água passou a ser cristalina.

Filtro de Água

Com o uso do nosso Filtro de Água de Entrada Residencial FUSATI feito em Aço Inox, você terá acesso à mais qualidade de vida e saúde para você e toda sua família. Isso porque nossos Filtros retém partículas como areia, argila e outras substâncias orgânicas menores do que um fio de Cabelo! Água de qualidade, limpa e cristalina.

Soluções Personalizadas em Filtros Industriais Para Tratamento De Água

Os Filtros de Água Comercial e Industrial FUSATI são Produzidos em Aço Inox AISI – 304 com Certificado de Procedência e possui o Melhor Custo Benefício do Mercado!

Estação de tratamento de água compacta FUSATI

Consulte também sobre Como Tratar água de poço

Estamos há mais de três décadas atuando no mercado de soluções e tecnologias de tratamento de água, com mais de mil clientes satisfeitos em todo o Brasil e dos mais variados segmentos.

Decantador Lamelar no Tratamento da Água e Efluentes

Decantador Lamelar no Tratamento da Água e Efluentes

A questão da escassez da água e dos consequentes impactos ambientais descentralizou a responsabilidade da administração pública em relação ao tratamento de água e efluentes.

As indústrias, cada vez mais conscientes de suas funções sociais junto às comunidades nas quais estão inseridas, assumem o compromisso de contribuir ativamente com as políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, prezando pelo uso eficiente e sustentável desse recurso e minimizando os impactos ambientais.

As políticas e os valores empresariais devem ser compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, respeitando e preservando os recursos ambientais.

A empresa socialmente responsável, que respeita os direitos e os interesses dos indivíduos que de uma forma ou de outra são por ela afetados, acaba se destacando no mercado e obtendo uma grande vantagem competitiva.

Diante dessa realidade, as indústrias estão cada vez mais atentas ao descarte de seus resíduos, investindo alto em tecnologias eficazes para o tratamento de água e efluentes e cumprindo com as normas ambientais em vigor.

O tratamento da água e de efluentes tem por objetivo eliminar os resíduos humanos e industriais.

Dentre esses resíduos estão os sólidos em suspensão, que podem entupir rios ou canais; as bactérias e outros organismos patogênicos, que podem causar sérias doenças se a água for consumida pelo homem; produtos orgânicos biodegradáveis, que alimentam microrganismos e levam à eutrofização da água, prejudicando os seres biológicos presentes na água; e nutrientes como o nitrato e fosfato, que também podem levar à eutrofização da água gerando gases tóxicos e morte de peixes.

As diversas tecnologias para o tratamento de água e efluentes podem ser combinadas para atingir uma boa qualidade da água.

Dentre elas podemos destacar os processos físicos mais comuns como a decantação e filtração ou separação centrífuga.

Decantação Lamelar

A decantação é o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão na água. Para as estações de tratamento destaca-se o DECANTADOR LAMELAR, que utiliza forças gravitacionais para separar as partículas de densidade superior a da água. Trata-se de um processo que reduz significativamente a superfície de separação da água / Iodo.

Decantador Lamelar na obra de ampliação da Estação de tratamento de água cidade de Iracemápolis
Decantador Lamelar na obra de ampliação da Estação de tratamento de água cidade de Iracemápolis

Os processos de tratamento de efluentes utilizam o decantador lamelar como unidade de tratamento secundário. Precedem a etapa da decantação lamelar os processos biológicos, físicos, físico-químicos ou mesmo uma combinação desses. Após esses processos, os sólidos/Iodo gerados são retirados na etapa de decantação.

O decantador lamelar pode ser empregado em todos os processos em que há geração de Iodo que necessita ser removido, e, suas dimensões são especificadas em função das taxas de escoamento superficial, conforme o tipo e as características do efluente. As dimensões e as vazões variam dependendo de qual será a sua funcionalidade.

A possibilidade de aplicação de maiores taxas de escoamento superficial é uma vantagem do decantador lamelar, tendo como consequência a redução dos seus tamanhos e a possibilidade de designs mais compactos.

Mais o mais relevante e se destacar, é a alta eficiência do decantador lamelar na separação dos sólidos/líquidos e na remoção do óleo. Podem ser adequados para operar com partículas de diferentes densidades, desde lama de fosfato, considerada leve até sedimentação de resíduos de mineração, considerados de maior densidade.

Valendo-se dessas tecnologias de eficácia comprovada para o tratamento de água as indústrias assumem posição relevante na sociedade, contribuindo com o meio ambiente e com a saúde da população local.

A FUSATI é uma empresa que preza pela sustentabilidade de seus projetos!

Conheça as nossas soluções para o uso eficiente da água.

A importância do tratamento de água

A importância do tratamento de água

Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

Coagulação

Quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

Floculação

Em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

Decantação

Em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

Filtração

A água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

Desinfecção

É aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

Fluoretação

É aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

Correção de PH

É aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.

É importante lembrar que é necessário também, o filtro de água residencial, pois água passa por um percurso até chegar a torneira da residência e muitas vezes durante o caminho ela pode entrar em contato com encanamentos antigos, que possuem ferrugem, ou que podem soltar algum tipo de fragmento. Por isso, a FUSATI com seus filtros, garante uma água pura e própria para o consumo em todos os pontos de uso, garantindo mais saúde e qualidade de vida.

O Que É Ultrafiltração e Seus Benefícios

O Que É Ultrafiltração e Seus Benefícios

Indústrias que consomem grandes volumes de água ou descarga de efluentes altamente tóxicos são candidatas a empregar ultrafiltração para reutilização de água.

Ultrafiltração é uma variedade de filtração destinada a remover sólidos físicos da água, passando-o através de uma membrana semi-permeável. Usando a ultrafiltração, os sólidos são capturados e descartados. Funciona através de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) de reúso compacta, sendo usada para remoção de partículas e macromoléculas de água bruta para produzir água potável.

Osmose Reversa é um dos sistemas mais avançados do mundo em termos de limpeza da água. A estação de Osmose Reversa do Grupo Fusati é composta por membranas que funcionam como uma barreira física aos sais e moléculas orgânicas e inorgânicas existentes na água.
A Osmose Reversa é um dos sistemas mais avançados do mundo em termos de limpeza da água. A estação de Osmose Reversa do Grupo FUSATI é composta por membranas que funcionam como uma barreira física aos sais e moléculas orgânicas e inorgânicas existentes na água.

Saiba mais sobre ultrafiltração:

Os processos de ultrafiltração são preferidos em relação aos métodos tradicionais de tratamento pelas seguintes razões:

  • Não é necessário nenhum produto químico (além da limpeza);
  • Qualidade constante do produto, independentemente da qualidade da água bruta;
    Tamanho da planta compacta;
  • Capaz de exceder os padrões regulatórios de qualidade da água, conseguindo 99% de remoção de patógenos.

Indústrias de produtos químicos, aço, plásticos e resinas, papel e celulose, farmacêuticas, de alimentos, bebidas e muitas outras podem se beneficiar desse tipo de tratamento de água.

No tratamento de águas residuais, os dispositivos de ultrafiltração são usados para reciclar e reutilizar água que praticamente não contém nenhum sólido físico.

Além de fornecer um abastecimento de água confiável e controlado localmente, o reúso de água proporciona soluções ambientais.

Ao fornecer uma fonte adicional de água, é possível diminuir o desvio de água dos ecossistemas vitais e sensíveis, garantindo assim que a água flua suficiente para a natureza. Outros benefícios ambientais incluem uma redução nas descargas de águas residuais e redução ou prevenção do potencial de poluição.

A ultrafiltração é usada para reciclar fluxo ou agregar valor aos produtos posteriores e muito mais.

Onde utilizar a ultrafiltração?

Quando um tratamento de água mais intenso é necessário, os procedimentos padrão da indústria incluem o uso de ultrafiltração.

A qualidade da água depende muito da localização, terreno, lençol freático e condições geográficas do local.

Por isso, existe a necessidade de realizar uma análise físico-química da água para determinar qual a melhor solução em filtração ou tratamento de água, com soluções compactas e personalizadas.

Saiba mais sobre soluções personalizadas a cada necessidade.

A análise é importante para determinar qual o melhor sistema a ser escolhido. A escolha depende ainda da vazão e do uso que será feito da água.

O Grupo FUSATI, através da FUSATI Ambiental e FUSATI Filtros, oferece soluções completas para a sua indústria, com a disponibilização de tecnologias, como:

  • Osmose Reversa;
  • Filtração e Desinfecção da Água;
  • Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Biocombo Compacta com Ultrafiltração Avançada.

Em muitos casos, a ultrafiltração é utilizada para a pré-filtração em plantas de osmose reversa para proteger o processo.

A ultrafiltração é um meio eficaz de reduzir o índice de densidade do sedimento da água e remover partículas que podem inundar as membranas de osmose reversa.

A aplicação dessa tecnologia está aumentando tanto para o suprimento de água quanto para o atendimento de legislações cada vez mais exigentes.

Desde 2011, o Ministério da Saúde aumentou as exigências em relação a qualidade da água tratada através da Portaria 2.914 que dispõe sobre a vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Pela nova norma, os padrões limite ficaram mais rígidos, principalmente em relação a turbidez e o padrão microbiológico para consumo (água potável).

É importante se precaver para que sua indústria não venha sofrer sanções futuramente, envolvendo riscos financeiros e de reputação.

Por tudo isso, entre em contato com o Grupo FUSATI para encontrar o melhor modelo de ETA e ETE para sua indústria. São três décadas de experiência no mercado, atendendo indústrias dos mais variados segmentos em todo o território nacional.

Além da ETE de Biocombo Compacta com Ultrafiltração Avançada, outras soluções disponíveis são sistemas de tratamento para água de poço, captação e reuso de água de chuva, além dos filtros residenciais, comerciais e industriais.

O Grupo FUSATI possui clientes satisfeitos em todo o Brasil e dos mais variados ramos, desde residências, comércios e indústrias  de diversos segmentos, como hospitais, laboratórios e setores do agronegócio.

Como diferenciais, oferecemos produtos com fabricação própria, assistência técnica especializada, soluções inovadoras e compactas, redução de custos. Tudo isso com o respaldo de uma equipe técnica especializada.

Entre em contato hoje mesmo e solicite um representante na sua planta industrial pelo

e-mail [email protected]

WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo

telefone (19) 3301-6666.

Saneamento Estagnado e ‘Fragilidade Ambiental’

Saneamento Estagnado e ‘Fragilidade Ambiental’

Em 2018, o total de investimentos do Brasil na área de saneamento básico alcançou R$ 13,2 bilhões. Um avanço considerável de 16% em relação ao aporte de R$ 11,38 bilhões, registrado no ano anterior. O dado consta no 24º Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), publicado em dezembro do ano passado. Embora positiva, essa evolução ainda é insuficiente face à obrigação do país, de urgentemente levar água tratada para cerca de 35 milhões de brasileiros e esgoto para outros quase 100 milhões.

Esse “boom” do saneamento básico depende da injeção de dinheiro para obras de infraestrutura, inclusive com a participação bem maior do setor privado, conforme sinaliza o novo marco regulatório do saneamento básico (Projeto de Lei N º 4.162/2019), recentemente aprovado no Congresso Nacional. E também está relacionado à minimização do estrago provocado por três fontes poluidoras de mananciais: esgotos urbanos, indústrias e o agronegócio.

Um estudo recente trouxe à tona uma radiografia preocupante. Os rios de 17 estados do Brasil apresentam “fragilidade ambiental”, conforme o diagnóstico do levantamento “Observando os Rios 2019 – O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica”, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

Essa pesquisa hídrica envolveu a realização de 2.066 análises de qualidade de água em 220 corpos d’água, situados em 103 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal.

De acordo com a pesquisa, entre os 278 pontos de coleta de amostras 74,5% apresentaram qualidade regular, 17,6% qualidade ruim e 1,4% foram consideradas péssimas. Somente 6,5% foram avaliadas como de boa qualidade.

Investimento Social e Ambiental

A despeito da responsabilidade ambiental da grande parte das empresas do setor industrial e do agronegócio, estes segmentos produtivos são dois geradores de poluição nos mananciais do Brasil.

Exemplos de geração de efluentes industriais (em metros cúbicos/m3) para cada tonelada de material produzido entre empresas de diversos setores:

  • produtos farmoquímicos e farmacêuticos > 250 m3
  • extração de minerais para fabricação de adubos, fertilizantes > 2,6 m3 até 36,8 m3
  • preparação e fiação de fibras têxteis > 93 m3 a 96 m3
  • fabricação de papel, cartolina e papel-cartão > 8,2 m3 até 37,9 m3
  • abate de suínos, aves e outros pequenos animais > 3,5 m3 a 10,5 m3   

Fonte: Uso da Água no Setor Industrial Brasileiro (Confederação Nacional da Indústria/CNI)   

A partir do momento que uma pequena parcela das empresas não faz a destinação final correta ou trata seus resíduos industriais, descartando-os irregularmente em rios, lagos, represas, córregos e outros cursos d’água, o impacto imediato disso é no meio ambiente. E depois põe em risco a saúde de populações das cidades e metrópoles, que dependem desta água para o abastecimento de milhares de habitantes.

Torna-se fundamental, portanto, a ampliação do número de unidades de tratamento de efluentes industriais e esgotos no sentido de atenuar esses prejuízos ecológicos, sociais, de saúde pública e também econômicos.

A FUSATI Ambiental é uma empresa perita em soluções ambientais, que possui domínio de tecnologia, e uma equipe técnica amplamente qualificada, para o atendimento de demandas corporativas ligadas ao tratamento de resíduos.

Desenvolvedora de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), Estações de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), Wetlands Construídos, Biofiltros e outras soluções, os produtos e serviços da FUSATI garantem eficiência, redução de custos e segurança ao processo industrial, além do cumprimento de normas técnicas e leis ambientais. 

As ETEs e ETEIs projetadas e montadas pela companhia são ultrafuncionais, pois são equipamentos modulares e compactos totalmente adaptáveis aos espaços disponíveis na unidade fabril ou negócio comercial – como hotéis, hospitais, shoppings, laboratórios e outros empreendimentos.

Um ‘Combo’ de Vantagens

Além da vantagem da possibilidade de tratamento “in loco” de esgoto e resíduos industriais, as ETEs e ETEIs com a patente da FUSATI têm baixo consumo de energia e também produzem a água de reuso, que pode ser empregada em atividades como descargas de sanitários, lavagens de áreas externas, pisos e irrigação de áreas verdes/jardins.

Outro diferencial dessas unidades é que elas podem ser combinadas ente si – ou com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) – otimizando ainda mais a gestão desses processos.

E para empresas que preferem terceirizar o gerenciamento de efluentes e esgotos, a FUSATI Ambiental também dispõe de serviços como a locação, operação e manutenção de ETE e ETEI.

7 benefícios da ETE Compacta FUSATI

  • Projeto adaptável conforme a necessidade
  • Tratamento do esgoto no local de sua geração
  • Requer pequeno espaço para a instalação
  • Reaproveitamento da água para outras ações (reúso = economia)
  • Construção de acordo com leis regulatórias
  • Baixo custo de energia elétrica
  • Instalação e manutenção simples

Consulte-nos!

A recente privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) vai mudar a dinâmica do fornecimento de água em boa parte do território paulista, mais precisamente em 375 municípios. E um dos primeiros impactos será financeiro, após o anúncio do fim dos descontos nas tarifas de água dos chamados grandes consumidores, já a partir de 2025.

A Sabesp já comunicou as indústrias e clientes corporativos – que em suas operações/negócios consomem grandes volumes de água – que os contratos que estipulam esses subsídios no valor da tarifa serão rescindidos em breve.

Segundo a empresa, a medida visa garantir a isonomia e a sustentabilidade dos serviços hídricos de agora em diante, tendo em vista a adequação do processo de tratamento e fornecimento de água aos critérios da concessão à iniciativa privada.

Na prática, a decisão afeta principalmente a categoria dos grandes clientes comerciais. Isto é, indústrias, supermercados, shoppings, hospitais, instituições de ensino, o setor de hotelaria e outros negócios que registram consumo médio mensal superior a 100 metros cúbicos de água e que, até então, possuíam descontos relevantes na conta da Sabesp.

De acordo com representantes de algumas dessas instituições afetadas, a decisão deve causar aumentos nas tarifas de água que vão de 60% até 200%. Ou seja, vai impactar a saúde financeira dessas organizações comerciais.

Diante desse cenário de desestatização da Sabesp, e o iminente fim desses subsídios, as fontes alternativas de captação e tratamento de água se tornarão uma opção para as indústrias e negócios que dependem de abastecimento de água em grande escala.

Fontes alternativas de captação (Poço, Chuva, Rios, Represas, entre outros) e tratamento de água se tornarão uma opção para as indústrias e negócios que dependem de abastecimento de água em grande escala.

As Estações de Tratamento de Água (ETA) compactas, modulares e pressurizadas da FUSATI – com características e capacidade operacional hídrica ajustadas às especificidades de cada cliente – são estruturas funcionais, versáteis e de alto desempenho na tarefa de tratamento e distribuição de água para fins comerciais, que podem facilmente suprir a ausência de redes de abastecimento estatais ou sob concessão do setor privado.

ETA FUSATI: Excelência em Estações de Tratamento de Água

Uma boa parte dessa cadeia produtiva, que utiliza grandes volumes de água em suas operações, já reconhece a FUSATI como uma referência no segmento de sistemas e soluções de tratamento de água

Há mais de 40 anos, a empresa instalada no município de Piracicaba (SP) projeta, fabrica e comercializa equipamentos de filtragem e tratamento de água para clientes residenciais, condomínios, indústrias e companhias do setor de serviços.

E desde 2007, a divisão Ambiental da FUSATI desenvolve modernas Estações de Tratamento de Água (ETA) customizadas para atender as demandas hídricas específicas de empresas/indústrias dos mais variados segmentos econômicos.

ETA: Autonomia e Segurança Hídrica

As ETAs FUSATI possuem uma vasta gama de recursos, são versáteis no tratamento de água tanto de fontes superficiais (lagos, represas, rios) quanto fontes subterrâneas (poços artesianos) e ainda têm a possibilidade de geração da hoje indispensável água de reúso – recurso sustentável ideal para atividades que não requerem o emprego de água potável.

São sistemas de tratamento de água pressurizados, compactos e modulares que possibilitam que plantas fabris e empresas de médio e grande porte se tornem 100% autossuficientes em relação ao abastecimento e tratamento da água. Quer dizer, totalmente independentes das tradicionais redes de distribuição de água, sejam elas públicas ou privadas.

Ciclo completo de tratamento de água

Assim como as convencionais estações de tratamento de água municipais, as compactas ETAs fabricadas pela FUSATI operam com o ciclo completo de processos de higienização da água bruta captada de fontes superficiais ou subterrâneas:

  • Coagulação
  • Floculação
  • Decantação
  • Filtração
  • Desinfecção
  • Decloração
  • Correção de pH
Estação de Tratamento de Água – Indústria e Comércio

Depois de passar por todas essas etapas de tratamento, a água resultante das ETAs FUSATI é um insumo 100% potável, com suas propriedades físico-químicas em total conformidade com as diretrizes com a Portaria GM/MS Nº 888, do Ministério da Saúde, de 4 de maio de 2021, que estabelece os padrões de potabilidade e organolépticos da água para o consumo humano no Brasil.

Água Tratada, Economia e Reúso

A operação das ETAs FUSATI em complexos industriais e estabelecimentos comerciais garante segurança hídrica e economia para os clientes que optaram pela modalidade de estações de tratamento de água autônomas, pressurizadas, compactas e modulares.

Mas além de sua excepcional relação custo x benefício, as estações de tratamento de água desenvolvidas pela FUSATI são equipamentos que possibilitam a geração de água de reúso, recurso hoje em dia imprescindível para as empresas ecoeficientes e competitivas.

A FUSATI fabrica e instala Estações de tratamento Água de Reúso e efluentes (compactas e modulares) que atendem demandas e necessidades específicas de empresas de vários segmentos produtivos.

A água de reúso é um recurso não potável que pode ser utilizado em atividades como, por exemplo, lavagem de frotas, equipamentos industriais, pisos e galpões, rega de gramados e canteiros, descarga de sanitários e resfriamento de estruturas fabris, entre outras utilidades. A água de reúso industrial também pode ser utilizada por brigadas de incêndio em eventuais emergências.

Abastecimento de Condomínios

Condomínios residenciais e comerciais também são empreendimentos que se beneficiam com as Estações de Tratamento de Água (ETA) fabricadas pela FUSATI.

O Condomínio Palmas do Paiol localizado em Joanópolis/SP utiliza água da represa Jaguari/Jacareí para abastecer as casas. Sistema de Tratamento de Água FUSATI

Para essa faixa de clientes, as estações compactas da FUSATI garantem o tratamento e a distribuição de água 100% potável para o atendimento das demandas hídricas de grandes comunidades, sejam funcionários de um edifício comercial ou moradores de um condomínio horizontal residencial.

A exemplo das indústrias, as ETAS da FUSATI também podem produzir a água de reúso para rotinas diárias dos condomínios, entre elas a lavagem de corredores, garagens, áreas sociais, decks de piscinas, fachadas, portarias e outros espaços.

ETA Otimizada e Econômica: Jar Test

O Jar test é um procedimento técnico que, por meio de análises laboratoriais, potencializa o desempenho operacional, economia e a eficiência sanitária de uma ETA.

Também conhecido como ensaio de floculação, o jar test permite a correção de parâmetros e propriedades da água (como a taxa de pH), favorecendo a economia de insumos que são empregados no tratamento da água bruta, como por exemplo os coagulantes.

A realização periódica do jar test representa mais uma vantagem no processo autônomo de gestão da água em ETAs pressurizadas e compactas, já que possibilita ao cliente a personalização do tratamento da água conforme suas necessidades e preferências.

Whatsapp
Podemos ajudar! Fale com um especialista em Tratamento e Filtros de Água.