A importância do investimento em Estação de Tratamento de Esgoto – ETE

Com as crescentes preocupações ambientais e legislações, o tratamento de águas residuais é obrigatório para melhorar continuamente os padrões de descarga e reduzir riscos ambientais.

Por isso, é tão importante investir num sistema de tratamento de esgoto, seja ele próprio ou não.

As Estações de Tratamento de Esgoto – ETE – são  sistemas que recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado para um fim diferente, seja para natureza ou reutilização.

ETA e Reuso de Efluente Industrial

ETA e Reuso de Efluente Industrial

Esse tipo de tratamento, além de reduzir os impactos ambientais, evita que as empresas sejam responsabilizadas judicialmente pela destinação incorreta do seu efluente. Isso significa uma verdadeira economia industrial, em dois sentidos:

  • o efluente pode ser reutilizado em outra função diminuindo a necessidade de captação de água;
  • a empresa não corre riscos de multas e punições governamentais.

De acordo com a Lei 9.433/97, a Lei das Águas, empresas que não adotam o descarte correto de efluentes estão sujeitas a fiscalização e rígidas penalidades, muito piores do que os custos de adequação à Lei.

É devido acrescentar que a Lei contribui para a preservação, que embora negligenciada, é necessária para a própria permanência do negócio no futuro.

 

Tipos de tratamento de esgoto

O processo de tratamento industrial ou as ETEs industriais pode revelar-se complexo, por isso há empresas de saneamento que oferecem esse tipo de serviço. Águas residuais podem incluir esgoto doméstico e esgoto industrial resultante das atividades de produção.

Geralmente o termo efluente está relacionado ao resíduo da produção de uma indústria, por exemplo, e o esgoto ao resíduo de banheiros.

Existem vários processos usados ​​para tratar o esgoto, como armazenar a água em tanques e dividir a água da superfície, wetlands e vários sistemas, a depender do tipo de resíduo.

O esgoto é geralmente de três tipos:

Esgoto doméstico: É gerado através da rotina diária doméstica e inclui banheiro, banho, lavagem de roupas, utensílios de cozinha, limpeza, entre outros. Esta água reciclada é usada para irrigação, lavagem de quintais, pátios, carros ou para outros trabalhos que não utilizem água potável.

Esgoto industrial: é gerado através das atividades realizadas na indústria ou nas fábricas. Contém produtos químicos, sólidos e óleos que não podem ser dissolvidos em água, assim como materiais orgânicos. A utilização do efluente tratado depende da natureza do resíduo. As fábricas de cerveja, por exemplo, utilizam os efluentes de forma que o resíduo se torna parte integrante da economia da empresa. Outras indústrias, como a farmacêutica, exigem elevado nível de cuidado.

Estação de tratamento de esgoto e Efluente Industrial ETE Combinada

Estação de tratamento de esgoto e Efluente Industrial ETE Combinada

Esgoto pluvial: A água da chuva e outras águas naturais contêm os materiais orgânicos que não são de todo prejudiciais. A poeira dissolvida é purificada para torná-la reutilizável e fornecida por meio de tubulações.

Estação de Tratamento de Água de Reúso ou Cinza

Estação de Tratamento de Água de Reúso ou Cinza

Há diversos tipos de tratamento, entre eles estão:

Estação de tratamento de efluentes – ETE – Tipo Wetland

Wetland - Estação de Tratamento de Efluentes da Cidade de Bragança Paulista: 5 Litros por Segundo

Wetland – Estação de Tratamento de Efluentes da Cidade de Bragança Paulista: 5 Litros por Segundo

São sistemas naturais de tratamento de efluentes que tiram partido do conjunto solo-planta para o pós-tratamento de efluentes. Simulam e aceleram as condições naturais encontradas nos terrenos alagados naturais. Isso significa que são utilizadas plantas no tratamento.

São elaborados com a finalidade de receber esgotos previamente tratados e proporcionar um incremento na qualidade desse esgoto. Possui grande eficiência para o tratamento de efluentes domésticos e industriais. É um excelente método de tratamento, porém exige espaço para implantação.

Estação de Tratamento de Efluentes Industriais – ETEI

Na maioria dos casos, o esgoto industrial é tratado internamente pela indústria, separado em tratamentos específicos, ou tratado até conjuntamente nas etapas biológicas dos tratamentos de efluentes industriais.

O tratamento biológico dos despejos industriais leva em consideração principalmente alguns aspectos e conceitos, como: biodegradabilidade, tratabilidade, concentração de matéria orgânica, disponibilidade de nutrientes e toxidez.

Uma estação diferente da wetland, que exige menos espaço e pode ser implantada verticalmente.

ETE própria

Como vimos, uma estação de tratamento de esgoto doméstico ou industrial requer um planejamento e muita seriedade da empresa que implanta o serviço.

O tratamento dos resíduos em estação própria exige que a empresa esteja qualificada para a instalação, operação e performance, dispondo de investimento, mão de obra qualificada e equipamentos adequados.

A melhor opção de tratamento vai depender ainda da localização da empresa, investimentos dedicados ao projeto, processo de geração dos resíduos e espaço físico da empresa.

A FUSATI oferece soluções sustentáveis para o tratamento de todos os tipos de águas residuais.

Fornecemos soluções completas para o tratamento de efluentes, tratamento de efluentes comuns e tratamento de esgoto, que inclui tratamento físico, químico e biológico baseado em tecnologias avançadas.

Com instalações que já operam com sucesso, nossos projetos oferecem instalação e operação compacta da planta, geração mínima de resíduos e trata a água de acordo com os padrões especificados.

Dentre algumas de nossas Soluções, temos:

  • Biocombo com Tratamento Avançado e Ultrafiltração;
  • Osmose Reversa;
  • Sistema de Tratamento de Esgoto;
  • Sistema de Tratamento de Efluentes;
  • Estações ETA (Estação de Tratamento de Água);
  • Soluções Personalizadas para o Tratamento de Água e Efluentes;
  • ETEs Industriais;
  • ETE compacta;
  • Desodorização de ETE;
  • Mini estação de tratamento de água.

O Grupo FUSATI atua em todo o Brasil, garantindo a máxima eficiência no atendimento aos clientes, com profissionais altamente capacitados.

Ao implantar um sistema de tratamento de esgoto, a indústria diminuirá os gastos com água potável e esgoto, a partir da reutilização da água tratada.

A partir do tratamento dos efluentes, estará também contribuindo para a preservação de nascentes, rios, lagos e mares, evitando a contaminação do meio ambiente.

Com isso, aumentará a satisfação da comunidade e dos colaboradores em relação à organização. Devido às vantagens apresentadas, não há dúvidas de que investir no tratamento de efluentes é a melhor opção.

O Grupo FUSATI tem como premissa a venda de produtos em associação com a excelência em serviços pós-venda, pois a confiabilidade na operação dos nossos equipamentos é a nossa maior prioridade. Nosso compromisso é buscar sempre a superação das expectativas dos nossos clientes e garantir um serviço completo de assistência técnica nacional.

Oferecemos serviços de treinamento do operador, manutenção preventiva e corretiva e assistência técnica em todo o território nacional. Consulte sobre os planos de manutenção para contratação de serviços específicos para as necessidades da sua empresa.

Entre em contato com a FUSATI para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Envie e-mail para [email protected], ou se preferir, fale com a FUSATI pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666, ou ainda, através da página de contato.

Sumário
Estação de Tratamento de Esgoto: por que investir?
Nome do Artigo
Estação de Tratamento de Esgoto: por que investir?
Descrição
A importância do investimento em Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Com as crescentes preocupações ambientais e legislações, o tratamento de águas residuais é obrigatório para melhorar continuamente os padrões de descarga e reduzir riscos ambientais
Autor
Publicado por
Grupo FUSATI
Marca
Open chat
Olá, Podemos ajudar! Fale com um consultor!