O lixo humano pode se transformar com segurança em recursos úteis, como água limpa? Parece inconcebível, mas isso é possível graças às novas tecnologias aplicadas ao sistema de tratamento de esgoto.

O esgoto pode ser de vários tipos, como: Sanitário (água para fins higiênicos e industriais), sépticos (em fase de putrefação), pluviais (água de chuva), combinado (sanitário + pluvial), cru (sem tratamento) e fresco (recente, com oxigênio livre).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 2,3 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a saneamento básico e os resíduos não costumam ser gerenciados com segurança.

Trata-se de um dado preocupante que contribui para um número estimado de 280 mil mortes por ano. Isso sem contar o impacto negativo no bem estar das pessoas e no meio ambiente.

No Brasil, com a entrada em vigor da Lei do Saneamento Básico (11.445) em 2007, foram estabelecidas as diretrizes nacionais e a política federal de saneamento. De lá pra cá, ficou definido que o planejamento do saneamento básico está a cargo do município, e a prestação dos serviços pode ser feito pelo poder público municipal ou por concessionária pública e/ou privada.

Antes de 2007, apenas 48,5% dos domicílios brasileiros dispunham de esgotamento sanitário através de rede coletora e 22,1% utilizavam fossa séptica, indicando inadequação clara ou inexistência do esgotamento sanitário nos restantes dos 29,4% dos domicílios (Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Novas tecnologias, como tratamento avançado e ultrafiltração, estão surgindo para lidar com isso, proporcionando soluções personalizadas para o tratamento de água e efluentes nas esferas pública e privada.

Alguns dos benefícios e vantagens do sistema de tratamento de esgoto são os seguintes:

  • Melhora a qualidade de vida

A qualidade de vida e as condições higiênicas melhoram nas áreas onde o sistema opera com o descarte correto do esgoto. O sistema de tratamento de efluentes fornece uma maneira mais saudável e apropriada de gerenciar os resíduos de hotéis, condomínios residenciais e indústrias.

  • Preserva o meio ambiente

Anteriormente, todos os resíduos de esgotos eram descarregados diretamente em rios e fossas, resultando na poluição das águas subterrâneas das áreas onde esses resíduos eram descarregados. As águas poluídas terminavam então no mar, causando vários riscos e outros problemas ambientais.

Com a estação de tratamento de esgoto, não há mais poluição do lençol freático e oceanos.

Hoje em dia, as indústrias têm o compromisso de zelar pelo seu efluente, não só para atender exigências regulatórias, mas também para preservar a saúde da comunidade e os recursos naturais.

  • Economia e reutilização das águas

A água é um recurso natural substancial para o nosso país e deve ser gerida da melhor maneira possível. O efluente tratado na estação de tratamento de águas residuais é reutilizado para fins agrícolas e outros fins.  Muito mais que uma questão de cumprimento de lei, as empresas que possuem sistema de tratamento de efluentes, além de estarem em dia com as questões ambientais, são beneficiadas com diversas vantagens, como:

·       Redução do valor metro cúbico tratado;

·       Disposição correta do esgoto;

·       Possibilidade de reuso de efluentes;

·       Tratamento específico de acordo com a necessidade de cada processo.

A vantagem mais significativa do sistema é manter o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida.

Considerando todas as vantagens acima, não há dúvida de que, teremos uma melhor qualidade de vida nos próximos anos e asseguraremos um ambiente melhor para as próximas gerações.

ETEs Industriais

Uma ETE, ou Estações de Tratamento de Esgoto doméstico é uma estação onde é possível o tratamento da água por meio de uso de diversas tecnologias. No caso de indústrias, a solução pode ser uma ETE compacta, solucionando os problemas de descarte dos efluentes de acordo com as necessidades de cada indústria.

As ETE são de vital importância no que diz respeito ao tratamento de dejetos industriais de forma geral o que é uma obrigação imposta pelo governo federal por meio das leis.

Empresas se utilizam de alguns tipos de tratamentos de esgoto, como por exemplo os lodos ativados, onde temos uma modalidade de aeração prolongada, bem como uma modalidade de valo de oxidação.

Além disto temos as lagoas de estabilização, que ocorrem de forma anaeróbica, ou mesmo facultativa, bem como o filtro biológico.

Sistemas modernos e eficazes realizam o tratamento de esgoto sanitário (doméstico), mais conhecido como ETE (estação de tratamento de esgoto) de empreendimentos como: condomínios, loteamentos, indústrias, hotéis, shoppings centers, comércio em geral, universidades, entre outros.

FUSATI Ambiental

O Grupo FUSATI atua em todo o Brasil, garantindo a máxima eficiência no atendimento aos clientes, com profissionais altamente capacitados.

Dentre algumas de nossas Soluções, temos:

  • Biocombo com Tratamento Avançado e Ultrafiltração;
  • BioFiltro: Remoção do Odor em Estação de Tratamento de Esgoto
  • Wetland Construídos: Sistema de Tratamento de Água para Indústrias
  • Osmose Reversa;
  • Sistema de Tratamento de Esgoto;
  • Sistema de Tratamento de Efluentes;
  • Estações ETA (Estação de Tratamento de Água);
  • Soluções Personalizadas para o Tratamento de Água e Efluentes;
  • ETEs Industriais;
  • ETE compacta;
  • Desodorização de ETE;
  • Mini estação de tratamento de água;

Ao implantar um sistema de tratamento de esgoto, a indústria diminuirá os gastos com água potável e esgoto, a partir da reutilização da água tratada.

A partir do tratamento dos efluentes, estará também contribuindo para a preservação de nascentes, rios, lagos e mares, evitando a contaminação do meio ambiente.

Com isso, aumentará a satisfação da comunidade e dos colaboradores em relação à organização. Devido às vantagens apresentadas, não há dúvidas de que investir no tratamento de efluentes é a melhor opção.

O Grupo FUSATI tem como premissa a venda de produtos em associação com a excelência em serviços pós-venda, pois a confiabilidade na operação dos nossos equipamentos é a nossa maior prioridade. Nosso compromisso é buscar sempre a superação das expectativas dos nossos clientes e garantir um serviço completo de assistência técnica nacional.

Oferecemos serviços de treinamento do operador, manutenção preventiva e corretiva e assistência técnica em todo o território nacional. Consulte sobre os planos de manutenção para contratação de serviços específicos para as necessidades da sua empresa.

Entre em contato com a FUSATI para que nossa equipe faça um orçamento personalizado, de acordo com as suas necessidades e preferências.

Envie e-mail para [email protected], ou se preferir, fale com a FUSATI pelo WhatsApp (19) 99608-0239 ou pelo telefone (19) 3301-6666, ou ainda, através da página de contato.

 

Sumário
Tratamento de Esgoto: Benefícios para o Saneamento e Economia de Recursos
Nome do Artigo
Tratamento de Esgoto: Benefícios para o Saneamento e Economia de Recursos
Descrição
Uma ETE, ou Estação de Tratamento de Esgoto doméstico possibilita o tratamento da água por meio de diversas tecnologias. A solução pode ser uma ETE compacta.
Autor
Publicado por
FUSATI Ambiental
Marca
Open chat
Olá, Podemos ajudar! Fale com um consultor!